Boqueirão Sul

22:25

Olá, hoje vou levá-los ao passeio que mais amo fazer aqui na Ilha, vamos para o Boqueirão Sul.
Antes, preciso confessar que demorei para escrever e apresentar este lugar por ter um tantinho de ciumes de lá (risos). Eu sei que é feio ser egoísta e, por isso, vou mostrar as belezas que o Boqueirão Sul guarda!

Vamos para lá?


Existem duas formas de se chegar ao Boqueirão Sul: ou se vai pela praia (que é proíbido aqui na Ilha) ou, então, você vai até Cananéia e atravessa de balsa para lá.

Nós seguimos o caminho da praia (sei que vão querer puxar minha orelha agora, rsrs) que, além de ser o caminho mais curto, é um passeio belissimo!

Esta região é bem tranquila, em sua maioria frequentada por pescadores e com poucos banhistas. Mas cautela cai bem na hora de dirigir na beira da praia pois quem está lá não está atento aos carros que circulam pelas areias... Portanto dirija devagar e aprecie a paisagem!


Paisagem, aliás, que é de tirar o fôlego! 
Fomos agraciados com um domingo lindo e ensolarado, de um lado o mar, que estava de um azul turquesa deslumbrante, do outro as maravilhosas dunas... É de encher o olhos não?


Logo que se chega ao Boqueirão Sul percebe-se a diferença. Não sei se vou conseguir explicar, mas parece que o clima de lá é diferente (venta mais que aqui), a cor do mar, a areia me parece mais fina e branquinha, a vegetação é mais farta... Enfim, um paraíso dentro do paraíso!


Os quiosques são um charme a parte e, certamente, contribuem com a beleza do lugar.
Lá você vai encontrar "cabanas" como esta, de palha e madeira. Os proprietários oferecem todo o conforto possível para o lazer dos turistas: espreguiçadeiras e até redes estão à disposição de quem estiver disposto a aproveitar um belo dia de passeio por aqui!


Aos que tem disposição, e gostam de uma caminhada, poderão chegar até a ponta da praia, onde rio e mar se unem. 
Segundo os caiçaras da região, lá é possível pegar, com as mãos, manjubas que ficam ilhadas nas poças que se formam quando a maré fica mais baixa. Depois você oferece estas manjubas aos golfinhos que adoram pescar por ali... 

Infelizmente não tive o prazer de seguir até lá, mas fica para o próximo passeio!


A pesca é uma atividade bastante explorada por aqui já que o lugar oferece rio e mar em um mesmo lugar, formando um ambiente mais que propício para os peixes e frutos do mar.


Hoje o que eu mais quero é curtir esta paisagem e aproveitar este sol. Por aqui circulam, na minha opinião, as pessoas mais bonitas da Ilha o que incrementa, ainda mais, a beleza exótica do lugar!


Quanto ao mar do Boqueirão Sul o que dizer????
Maravilhoso, lindo, deslumbrante... A água é azul com espuma branquinha!
Não é à toa que este é o pico preferido dos surfistas da Ilha!


Por ser inverno, as pessoas estavam preferindo apreciar o mar enquanto descansavam, batiam um papo, comiam uma porção de peixe ou bebiam alguma coisa. 
Os mais corajosos, entretanto, encaravam a praia de boa. Mas na saída da água tiveram que encarar, também, o forte e gelado vento que soprava por lá.


Deixo, agora, uma dica valiosa para quem não conhece o lugar: se você vier pela praia precisa estar atento aos horários da maré alta pois, no trajeto pela areia tem várias "barras" (aqueles córregos que saem do mar para a areia) que ficam cheias na subida da maré e impedem o trânsito de carro oferecendo sério risco de atolamento.
Portanto, se passar do horário, volte por Cananéia e faça o caminho mais seguro ou espere a maré baixar... Tudo depende do tempo e da disposição de cada um...


Como estávamos dispostos, resolvemos esticar o passeio e seguir para Cananéia!


Agora é sentar e esperar pela balsa. Aqui, o rio forma uma prainha de água doce, que foi incrementada com areia natural e criou este ambiente delicioso... Que tem mesinhas, quiosque e muita gente feliz...

Esperar nunca foi tão chato né?  rsrs


Atravessamos de balsa sem os carros, já que o plano era retornar para o Boqueirão e, depois, seguir pela praia o caminho de volta!

Fizemos um belo passeio por lá e, também , tirei muitas fotos lindas. Mas isso já é uma outra história e será contada na próxima oportunidade! :)


O retorno não poderia ser mais magnífico... Vislumbrar o entardecer sob as águas douradas deste rio não tem preço!

É só contemplação...


Fim do dia! Ahhhhh que pena...
Já está escurecendo, a maré já baixou... Agora só nos resta pegar o caminho de volta para casa!

Mas este belo domingo de inverno jamais será esquecido, pela sua beleza e PAZ... 
É por isso que declaro em alto e bom som: O Boqueirão Sul é um paraíso!

Espero que tenham gostado deste passeio. Até o próximo!


You Might Also Like

26 comentários

  1. nossa que lugar lindo...quero conhecer este pedacinho da Ilha

    ResponderExcluir
  2. Lindo né?
    Eu amo este cantinho da Ilha e tenho certeza que você irá se encantar também!!!!

    ResponderExcluir
  3. Uma observação: Entre Ilha Comprida e Cananeia tem um braço de mar, não um rio. De qualquer forma, suas publicações são excelentes. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Pois é... Fiquei sabendo depois que escrevi e não quis corrigir, afinal várias pessoas já haviam lido, então deixei para a próxima postagem! rsrs

    Obrigada por gostar e comentar! Prometo que da próxima vez pesquiso mais antes de escrever... ;)

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o post, com fotos muito lindas. Agora entendi seus ciumes, rsrs.
    As informações também ajudam muito pra quem ainda não conhece a Ilha.
    Quem vê isso fica muito agradecido. Parabéns Monica e tudo de bom sempre
    pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar e por entender (rsrs) a Ilha é encantadora e é um prazer poder compartilhar disso tudo com vocês!

      Abçs

      Excluir
  6. Olá tudo bom?
    Então eu vou para a ilha dia 03 de janeiro,e gostaria de saber como agente pode chegar nessa lugar lindo da ilha o Boqueirão Sul??
    Beijos e parabéns pelo blog,já li todooss os posts!!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por gostar Bia!
    Não tem segredo para se chegar no Boqueirão Sul. Você vai até Pedrinhas, pela estrada, depois você segue pela praia até o final da Ilha!

    Outra opção é seguir por Pariquera, chegar em Cananéia e atravessar, de balsa, para a Ilha. O porto fica no Boqueirão Sul...

    Bjs e ótimas férias no paraíso!

    ResponderExcluir
  8. Conheci esse pedacinho do paraíso somente agora (29,30/12/2013), apesar de já visitar ilha comprida há quase dez anos. Posso confirmar todas as tuas palavras, é realmente um lugar ímpar. Lá tem áreas de camping bem charmosinhas. estou pensando em acampar da próxima vez. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Uma outra dica para a Bia é o passeio por Marujá e ilha do abrigo. em Cananéia vc pode contratar um barco para o passeio que, lhe garanto, será inesquecível. Boas férias!

    ResponderExcluir
  10. Quando voltar em Ilha Comprida, quero ter a oportunidade de conhecer esta parte.
    Beijos. Parabéns pelas fotos, são lindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai amar Regina... Obrigada por curtir e comentar! Bjs

      Excluir
  11. Oi Monica tudo bem?
    Também gosto muito da ilha, moro no Icaraí...Parabéns pelo blog.
    abço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, tudo ótimo!
      Nosso cantinho é um espetáculo né?
      Obrigada por curtir o blog... Abçs.

      Excluir
  12. Conheço e amo este lugar, e entendi perfeitamente quando você disse que tem um tantinho de ciúme dele.... Sou de Mato Grosso do Sul e ano passado fomos 3 vezes para a Ilha, e na última vez conhecemos Boqueirão Sul... É verdade quando você disse ser um paraíso dentro de outro paraíso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão por me entender... Hehehe

      Amo este cantinho da Ilha! ;)

      Excluir
  13. Sensacional passeio valeu pelo compartilhamento.

    ResponderExcluir
  14. Olá, adorei o seu artigo. Eu nasci em Iguape, sempre visitei a Ilha e na minha infância eu visitava esse lugar. Nesse carnaval depois de muitos anos vou novamente. Tenho certeza que será maravilhoso. Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo como é o carnaval da ilha do lado sul? sempre fico do lado norte.

      Excluir
  15. Ola Monica Eu gostaria de saber se no boqueirão sul ou em toda ilha comprida tem alguma parte bem deserta que se possa acampar na praia ? Minha esposa tem esse sonho e eu gostaria de realiza-lo rs sou de SP e também se tem em algum lugar por exemplo cachoeira ou riacho que posssamos tomar banho antes de dormir na barraca rs Obrigado. Um Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Olá, para hospedagem por uns 3 dias, você tem uma boa indicação? Será para janeiro 2017.

    ResponderExcluir
  17. Procure a dona Vanda da Areia Branca pousada (13) 99707-7105
    Boa sorte ;)

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo blog! Vc sabe me informar qual o facebook do grupo da banana boat localizada no Boqueirão sul? É um passeio incrível! ��

    ResponderExcluir
  19. Estou pensando em acampar este carnaval por ai... sempre vou pra ilha no carnaval e acampo no boqueirão norte (villagio riviera). Dessa vez quero mudar. Alguém sabe me disse como eh o movimento no carnaval do lado sul?

    ResponderExcluir